CONTATO (contato@professorpina.com) | BUSCA: Todos os posts | RSS | Conceitos filosóficos

PUBLICAÇÕES

17/2/2019
Por: Professor Fernando Pina

6/2/2019
Por: Professor Fernando Pina

29/7/2018
Por: Prof. Pina

13/6/2017
Por: Professor Pina

19/5/2017
Por: Professor Pina

P�gina 1 de 13 - Primeira Anterior [ 1 ] 2 3 4 5 Próxima Última

12/8/2016
Por: Professor Pina

A atitude filosófica: o filosofar

Compartilhe

"A atitude filosófica" é o título do primeiro capítulo do livro didático Iniciação à Filosofia de Marilena Chauí.

Neste post, faço um breve resumo sobre o capítulo destacando o que o estudante deve aprender para a compreensão do assunto.


Primeiramente, vale destacar que "atitude filosófica" indica ação, movimento, ou seja, se refere ao verbo "filosofar". Percebe-se, então, que a autora está introduzindo o estudante ao processo do filosofar e com isso indicando que a filosofia é algo prático e muito necessário para a vida individual e em sociedade de cada um.

O capítulo faz uma comparação entre o personagem Neo do filme Matrix I e Sócrates, um dos principais filósofos grego. Essa comparação se refere ao fato de que tanto Neo quanto Sócrates recebem uma missão dita divina, mediante um oráculo. A mensagem que revela a missão se dá através da frase "conhece-te a ti mesmo".


Sócrates é considerado o patrono da filosofia devido ao seu desejo em despertar nas pessoas a busca pela verdade. Para isso, Sócrates se relacionava com as pessoas em praças e ruas de Atenas, indagando e questionando sobre os mais variados assuntos do dia a dia. Em uma conversa sobre a amizade, o filósofo perguntava: mas, o que é a amizade? Ou seobre a justiça: O que é a justiça? E assim por diante. Dessa forma, o filósofo levava as pessoas ao pensamento, à reflexão e assim terem dúvidas de suas "verdades" de até então.

 

 

Platão foi um dos principais discípulos de Sócrates e, nas suas obras, destacou o mestre como o seu grande personagem. Chauí, no capítulo, destaca o “mito da caverna”, uma história escrita por Platão na obra “A República”. Através do mito da caverna, Platão destacou que a verdade nem sempre é clara e fácil de ser captada, porém confusa e escondida nas inúmeras aparências do dia a dia. De fato, nossa percepção das coisas e do mundo é constituída mediante as “verdades” que vamos adquirindo ao longo de nossa existência. Essas verdades são chamadas pela autora de “crenças costumeiras” e, como tais, dão sentido à nossa visão de mundo.


Porém, essas verdades que trazemos podem ser sombras, ilusões e até prisões. De repente nos vemos questionando-as, com isso temos dúvidas e consequentemente crises, pois as certezas que tínhamos são abaladas.


A atitude filosófica se caracteriza justamente por esse movimento de questionar as “verdades” estabelecidas. Dessa forma exercemos a capacidade do pensamento e da reflexão rumo a ideias e atitudes próprias, ou seja, à autonomia de ação e, acima de tudo, de pensamento.


CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 2ed. São Paulo: Ática, 2014 (Cap. 1| p.6-17)

Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!

Leia tamb�m...

Por: Professor Fernando Pina

Plano de Curso Anual de Filosofia para o Ensino Médio com base no livro didático Reflexões: Filosofia e cotidiano de José Antônio Vasconcelos

s

Por: Professor Fernando Pina

Plano de Curso Anual de Filosofia para o Ensino Médio com base no livro didático Reflexões: Filosofia e cotidiano de José Antônio Vasconcelos

s

Por: Prof. Pina

Questões de filosofia no Enem 2017

s

Por: Professor Pina

Principais períodos da história da filosofia

s

Por: Professor Pina

Links sobre assuntos de filosofia trabalhados no Ensino Médio

s Mais

BUSCA: Todos os posts
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!



Significados de conceitos filosóficos:

Lista de conceitos filosóficos

2015 - Desenvolvido por publicasite.com

Todos os posts

Pesquisa de conceitos filosóficos