CONTATO (contato@professorpina.com) | BUSCA: Todos os posts | RSS | Conceitos filosóficos

PUBLICAÇÕES

17/2/2019
Por: Professor Fernando Pina

6/2/2019
Por: Professor Fernando Pina

29/7/2018
Por: Prof. Pina

13/6/2017
Por: Professor Pina

19/5/2017
Por: Professor Pina

P�gina 1 de 13 - Primeira Anterior [ 1 ] 2 3 4 5 Próxima Última

29/10/2016
Por:

Santo Tomás de Aquino

Compartilhe

Biografia e Vida

Tomás de Aquino (1225-1274) foi um frei católico, filósofo e teólogo italiano da Idade Média, da Ordem Dominicana Foi santificado pelo Papa João XXII. É o autor da “Suma Teológica” onde faz uma clara exposição dos princípios do catolicismo.

Tomás de Aquino (1225-1274) nasceu no castelo de Roccasecca, em Aquino, na região do Lácio, no sul da Itália. Sua família, de origem lombardo-normanda, se destacou a serviço do imperador da Alemanha, Frederico II, também rei da Sicília.

Dos 5 aos 10 anos, Tomás de Aquino fez seus estudos com os monges da vizinha cidade de Monte Cassino. Em 1239, foi enviado para Nápoles, onde estudou as artes liberais, conjunto de disciplinas de iniciação ao conhecimento filosófico e teológico.

Em 1240, tornou-se discípulo do Santo Aberto Magno. Em 1252, formou-se em Teologia. Na Itália, foi nomeado professor na cúria pontifical de Roma. Reestruturou o ensino na Universidade de Nápoles. Foi professor na Universidade de Paris.

Tomás de Aquino tem importância fundamental para o pensamento filosófico e teológico do ocidente. Em sua obra principal, a “Suma Teológica”, expôs através de questões, os assuntos mais relevantes sobre a fé e o conhecimento filosófico. Na obra, mostra a relação entre o cristianismo e a filosofia clássica grega, tendo as ideias de Aristóteles como fundamento. O conjunto de livros é uma das obras centrais da literatura ocidental, além de ser o sustentáculo do Tomismo, corrente filosófica que tem as teorias de Tomás de Aquino como substrato.

O Tomismo foi um dos argumentos usados pela igreja católica para reafirmar a fé cristã, principalmente na Contra Reforma, que tinha a intenção de combater o protestantismo na Europa. Tomás de Aquino foi considerado doutor da igreja católica e príncipe da escolástica.

Tomás de Aquino não estudou diretamente os temas sociológicos , mas ao tratar da sociedade como elemento necessário ao aperfeiçoamento da personalidade humana, examinou detidamente a sua origem e finalidade, suas características, suas formas principais, suas relações com os indivíduos etc. Em 1273, em viagem ao Concílio Ecumênico de Lion, na França, adoeceu gravemente, sendo recolhido ao Mosteiro de Fossanova.

Tomás de Aquino faleceu em Fossanova, na Itália, no dia 7 de março de 1274. Foi santificado pelo Papa João XXII, em 1323.

 

Extraído de: ebiografias

Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!

Leia também...

Por: Professor Fernando Pina

Plano de Curso Anual de Filosofia para o Ensino Médio com base no livro didático Reflexões: Filosofia e cotidiano de José Antônio Vasconcelos

s

Por: Professor Fernando Pina

Plano de Curso Anual de Filosofia para o Ensino Médio com base no livro didático Reflexões: Filosofia e cotidiano de José Antônio Vasconcelos

s

Por: Prof. Pina

Questões de filosofia no Enem 2017

s

Por: Professor Pina

Principais períodos da história da filosofia

s

Por: Professor Pina

Links sobre assuntos de filosofia trabalhados no Ensino Médio

s Mais

BUSCA: Todos os posts
Inscreva-se e fique por dentro de nossas novidades!



Significados de conceitos filosóficos:

Lista de conceitos filosóficos

2015 - Desenvolvido por publicasite.com

Todos os posts

Pesquisa de conceitos filosóficos